O automóvel próprio é um dos principais sonhos de consumo do brasileiro. Quando compramos um carro geralmente nos deixamos levar pela emoção e escolhemos o melhor que nosso bolso pode pagar. O problema é que muitas vezes nos esquecemos dos gastos de manutenção, que infelizmente são altos. Veja a seguir os principais custos de aquisição e manutenção de um carro.
Taxas e manutenção
Os principais gastos são:
- Taxas: IPVA, Taxa de licenciamento, DPVAT (seguro-obrigatório)
- Manutenção (lubrificante, lavagem, pneus, etc).
- Seguro
- Juros do crédito (se o carro for financiado)
Gasto com combustível
Parece meio obvio mas não se esqueça de fazer esta conta. Se você vai usar o carro como condução até o local do trabalho, calcule a distância entre sua casa e o local de trabalho. Como exemplo vamos utilizar uma distância de 18 km . Considerando o trajeto de ida e volta temos 36 km por dia. Se a média de consumo do carro que pretende comprar é de 10km/l, faça a conta dividindo a distância pelo consumo para saber quantos litros de combustível vai gastar, em nosso casso 36/10 = 3,6 litros. Multiplique pelo valor do combustível e você terá o valor aproximado do seu gasto para ir ao trabalho de carro.
Depreciação
Este número geralmente não é muito divulgado e não prestamos muita atenção nele, mas é muito importante e representa a desvalorização do carro com o tempo. Este valor não é exato e varia dependendo do modelo e ano de fabricação do carro. A depreciação média para um carro 0km é de 20% no primeiro ano, isto significa que se você compra um carro de R$ 30.000,00, depois de um ano vai valer R$ 6.000,00 menos.
Se você não precisa do carro todos os dias ou se a sua família já tem um carro mas eventualmente precisa de um segundo carro, faça as contas, faça um orçamento de aluguel de carro em uma locadora de sua confiança e você pode se surpreender. Na grande maioria das vezes você economiza dinheiro alugando um carro.